Neste sábado (7), o Sinte Regional Mossoró celebrou um marco importante em sua trajetória de lutas e conquistas. Na sede do sindicato, foi lançado o documentário “Memórias de Luta: 35 Anos de Criação da Regional do SINTE Mossoró – A História Contada pelos Seus Personagens”, uma produção que resgata a história da transformação da antiga Associação de Professores de Mossoró (APM) para a Regional do SINTE Mossoró.
Com 45 minutos de duração, o filme narra, através dos relatos emocionantes e pessoais dos protagonistas, a construção do que hoje é o maior e mais forte sindicato do interior do estado. A obra faz uma imersão nas vivências daqueles que ajudaram a moldar a história do sindicato e fortaleceram a sua presença em Mossoró e região.
O documentário foi roteirizado e dirigido pelo premiado radialista e documentarista Tárcio Araújo, que se dedicou a contar com precisão e sensibilidade, por meio de entrevistas, a trajetória de um dos maiores movimentos sindicais da educação potiguar. A produção contou com a direção-geral do publicitário Ibero Hipólito, CEO da Agência Arca da Comunicação e com imagens captadas por Isaias Fernandes e também por Hipólito, e foi finalizada com edição de Bruno Natan, que garantiu uma fluidez e qualidade à narrativa histórica.
O lançamento foi repleto de emoção e celebração. A plateia, composta por membros da diretoria do Sinte/RN, associados e convidados, vivenciou momentos de orgulho ao relembrar a trajetória de lutas e vitórias da regional mossoroense. Para muitos, o filme foi uma verdadeira viagem no tempo, trazendo à tona as dificuldades e as conquistas da categoria ao longo dos anos.

“Este é um resgate importante da nossa regional, e estamos felizes com o resultado. O documentário nos permite rir e nos emocionar ao mesmo tempo. É a história dessa entidade, a trajetória de protagonismo e luta sendo contada pelos próprios protagonistas. Que possamos mostrar o documentário para que outras gerações de educadores possam acreditar na luta”, destacou o coordenador geral do Sinte/RN, professor Rômulo Arnaud.
“Quero estar viva e poder contribuir para os próximos 35 anos do Sinte. Devemos pensar nessa organização com o sentimento de classe e pertencimento. A nova geração precisa se empenhar no cotidiano das nossas lutas. O passado contado hoje no documentário reflete, sustenta e orienta outras gerações. Atualmente, sinto-me otimista em trazer a classe trabalhadora para as pautas gerais e, em particular, para a luta do nosso sindicato”, reflete a professora e coordenadora do Sinte/RN, Fátima Cardoso.
“A Regional de Mossoró está de parabéns pela iniciativa e pelo protagonismo de ter construído o primeiro documentário filmado sobre a história do Sinte. A iniciativa fortalece a luta e nos permite chegar mais perto dos personagens que vieram antes de nós, além de nos deixar inspirados a dar continuidade a essa história”, afirmou Bruno Vital, coordenador do Sinte/RN.
Eliane Bandeira, diretora do Sinte regional Mossoró, compartilhou: “Como base, fiz parte dessa transição, da APM para a Regional Mossoró, e ver essa história retratada no documentário foi emocionante. A luta não para, se reinventa. Vivemos um momento de outros desafios e ataques à classe trabalhadora, mas permanecemos firmes na luta. O documentário será importante para inspirar outras pessoas”, revela.
Eliene Bandeira, coordenadora geral da Regional Mossoró, conclui: “O resultado do filme superou as nossas expectativas. Pude me ver naqueles momentos da década de 90. Resgatar essa história é importante para que as novas gerações entendam a luta de hoje e como ela foi construída no passado. Lutar é o caminho da classe trabalhadora, a luta sempre vale a pena.”