De acordo com os resultados do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Timss), divulgado na quarta-feira (4), mais da metade dos estudantes brasileiros do ensino fundamental não dominam conhecimentos básicos de matemática e ciências. O estudo avalia o desempenho de estudantes do 4º e 8º ano, e mostra que a grande maioria dos alunos brasileiros está abaixo do nível considerado mínimo de competência nas duas áreas.
Este é o primeiro ano em que o Brasil participa do Timss, e os resultados indicam que 51% dos estudantes do 4º ano não atingiram o nível baixo em matemática, o que significa que não conseguiram resolver questões simples, como somar números inteiros. No 8º ano, essa porcentagem sobe para 62%. Em ciências, 39% dos estudantes do 4º ano e 42% dos alunos do 8º ano ficaram abaixo do nível mínimo exigido. No panorama internacional, a média de estudantes que ficaram nesse nível foi de apenas 9% no 4º ano e 19% no 8º ano.
Em termos de desempenho global, o Brasil ficou bem abaixo de outros países, ocupando a 51ª posição em ciências e a 55ª posição em matemática no 4º ano. No 8º ano, o Brasil ficou em 33º em ciências e 41º em matemática, atrás de países como Chile, Espanha, Portugal, Canadá, Coreia e Finlândia, mas à frente do Marrocos. Apenas 1% dos estudantes brasileiros atingiu o nível máximo de proficiência, tanto em matemática quanto em ciências, em ambos os anos avaliados.
A pesquisa envolveu 44.900 estudantes de 796 escolas públicas e privadas do Brasil, além de questionários respondidos por quase 2.000 professores. O Timss, que ocorre a cada quatro anos, é uma avaliação comparativa de desempenho educacional, organizada pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA), e já é realizado desde 1995.
Esses dados mostram a necessidade urgente de melhorias na educação básica do Brasil, especialmente nas áreas de matemática e ciências, que são essenciais para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos. O país terá que investir em soluções eficazes para reverter essa situação e melhorar o aprendizado de seus estudantes, a fim de alcançar um nível de educação satisfatório.