A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) vivenciou um crescimento expressivo na procura por cursos de licenciatura no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) deste ano. A quantidade de inscrições foi quatro vezes maior do que no ano passado. Em 2024, a universidade recebeu 608 inscrições para as licenciaturas, enquanto na edição de 2025 esse número saltou para impressionantes 2.936 inscrições.
Esse aumento na procura é reflexo direto do programa Pé-de-Meia Licenciaturas, lançado pelo Governo Federal como parte das estratégias do Ministério da Educação para incentivar a formação de professores e valorizar o magistério da educação básica.
O curso de Pedagogia, oferecido no Campus Angicos, foi o que apresentou o crescimento mais notável, com 1.222 inscrições este ano, comparado a apenas 260 no ano passado. Esse desempenho colocou o curso de Pedagogia entre os 10 mais procurados da Ufersa, conforme o resultado divulgado na última segunda-feira, 27 de janeiro, pelo Ministério da Educação.
O crescimento na procura não se limitou a Pedagogia. As demais licenciaturas oferecidas pela universidade também apresentaram crescimento significativo em relação ao ano anterior. Ao todo, a Ufersa disponibilizou 2.755 vagas para os 30 cursos oferecidos no atual SiSU, abrangendo os dois semestres letivos.