Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Interna conclui curso superior e recebe grau em unidade prisional de Mossoró

Sumário

“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. O pensamento de Paulo Freire está prestes a ser incorporado a vida da estudante G. T. G. M., atualmente, privada de liberdade e concluinte do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, através do Campus Zona Leste de Natal, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

A jornada de G. T. G. M. é o reflexo de uma realidade que, embora desafiadora, também apresenta possibilidades. Com 27 anos, ela sempre estudou em escola pública e se dedica aos estudos como forma de transformar a vida. Nesta sexta-feira (31), a custodiada do sistema prisional do Rio Grande do Norte teve seu grau reconhecido. A cerimônia especial aconteceu nas dependências do Complexo Penal Estadual Agrícola Dr. Mário Negócio, em Mossoró, onde a aluna cumpre pena. “Nenhum cadeado ou grade pode retirar nosso conhecimento. Que possamos ter o gosto de buscar por esse conhecimento”, revelou G. T. G. M.

Para o reitor do IFRN, professor José Arnóbio, o ensino representa uma ferramenta transformadora, mesmo em condições de privação de liberdade. “Poucas instituições públicas federais atuam nessas ações de ressocialização no sistema carcerário, então, uma ação como essa nos deixa orgulhosos; o sonho é que um dia não tenhamos sistema carcerário, que as pessoas possam viver livremente, em um país com mais humanidade. Mas já que temos essa condição, o desafio é fazer com que essas pessoas possam ser reintegradas a sociedade a partir do momento da remissão de suas contas”, afirma.

A importância da educação no processo de ressocialização é reconhecida também pela diretora do pavilhão feminino da penitenciária Mário Negócio, Áquida Larissa, que destaca: “Estamos fazendo a diferença na vida das pessoas a partir da educação. Hoje mais do que nunca sabemos o quanto a educação é transformadora”. Para ela, o exemplo de G. T. G. M. é um reflexo da mudança que a educação pode proporcionar, mesmo nos espaços mais restritos.

A história de superação e conquista da estudante é um lembrete poderoso de que, mesmo nas situações mais desafiadoras, o conhecimento e a determinação podem abrir portas para um futuro de liberdade, reintegração e realização pessoal.

Estamos Online!