A estudante Cleidyene Ribeiro, 17 anos, acaba de concluir o ensino médio na Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, em Mossoró, e já celebra uma grande conquista: foi selecionada para o IMPA Tech, um curso de graduação em Matemática, Tecnologia e Inovação, oferecido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Ela é a única mossoroense que está entre os 100 brasileiros classificados para o programa, que tem como objetivo formar profissionais altamente qualificados para atuar nas áreas de matemática e inovação tecnológica.
O processo seletivo do IMPA Tech é rigoroso e avalia o desempenho dos candidatos nas cinco principais olimpíadas de conhecimento do Brasil: a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), a Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) e a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Também são consideradas as notas de Matemática no Enem. Na segunda fase do processo, os candidatos passam por entrevistas virtuais.
Cleidyene, que sempre estudou em escola pública, revela o segredo de seu sucesso: foco e dedicação nas olimpíadas. “Eu fui selecionada a partir das medalhas em olimpíadas, então foi uma preparação contínua ao longo de todo o ensino médio, com foco na OBMEP. Além disso, participei de uma entrevista online. Para mim, é uma honra ter conseguido essa vaga. Foi uma alegria muito grande, com certeza”, afirmou emocionada.
O IMPA Tech foi inaugurado no ano passado, e é uma iniciativa que tem como objetivo formar profissionais qualificados para o mercado de tecnologia e inovação, em uma área estratégica para o futuro do país. O curso é financiado pelo Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), e oferece um ensino superior gratuito, além de auxílio financeiro e alojamento estudantil para maiores de 18 anos.
No entanto, apesar de ser uma oportunidade ímpar, Cleidyene optou por seguir um outro caminho. “Apesar de ser uma vontade minha há algum tempo, acabei optando por fazer graduação na FGV, onde consegui bolsa integral. Devo me graduar em matemática aplicada e depois pretendo continuar me especializando na área”, explicou.
Essa escolha de Cleidyene evidencia como a educação pública de qualidade, aliada ao esforço e dedicação do aluno, pode transformar a vida de uma jovem. A trajetória de Cleidyene é um exemplo inspirador de que, por meio da educação, é possível abrir portas e ter poder de escolha. Ela é a prova de que o empenho e o acesso a oportunidades podem gerar um futuro brilhante. Por mais alunas como Cleidyene!