Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
ASSEMBLEIA CONSIDEROU GRAVE: Governo ignora Plano de Carreira e ameaça congelar salário dos professores.

Sumário

SINTE/RN denúncia ataque do governo Fátima Bezerra à carreira docente e categoria cogita greve

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (SINTE/RN) – Regional Mossoró, realizou na manhã desta terça-feira (11), uma assembleia para discutir o mais duro ataque ao piso salarial do magistério já registrado no estado. A gestão da governadora Fátima Bezerra (PT) ignora a Lei 322/2006, que regulamenta o Plano de Carreira do Magistério, e ameaça impor um congelamento salarial aos/as professores/as ativos/as e aposentados da rede estadual.

Para o sindicato, a decisão representa uma grave contradição para uma governadora que construiu sua trajetória política defendendo a valorização docente e foi relatora da Lei do Piso Salarial Nacional. Agora, ao invés de garantir os direitos conquistados, Fátima Bezerra segue pelo caminho do desmonte da educação pública, tentando fundamentar a retirada de direitos da categoria com manobras jurídicas e discursos evasivos, em especial os proferidos pela atual secretária de educação, outrora líder sindical.

O governo sustenta que há um impedimento jurídico para conceder o reajuste, citando a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que suspendeu parcialmente os efeitos da lei do piso em 2023. No entanto, essa decisão não afeta os anos de 2024 e 2025, o que comprova que a negativa do reajuste é uma escolha política do governo estadual – um ataque frontal à carreira do magistério.

Diante do impasse, a categoria já se prepara para uma greve por tempo indeterminado. “Mais do que lutar pelo reajuste de 6,27%, estamos lutando pela sobrevivência da valorização profissional. Se aceitarmos essa medida, abrimos caminho para a destruição definitiva da nossa carreira”, alerta Rômulo Arnaud, coordenador-geral do SINTE/RN.

O também coordenador-geral, professor Bruno Vital, reforça o chamado à mobilização: “A escolha é clara: ou entramos em greve, ou assistimos ao fim da nossa carreira. O governo precisa entender que não vamos recuar diante desse ataque brutal aos trabalhadores da educação.”

A direção do SINTE/RN – Regional Mossoró conclama toda a categoria e a sociedade potiguar a se somarem nessa luta em defesa do magistério. O futuro da educação pública está em jogo!

CALENDÁRIO DE LUTAS APROVADA NA ASSEMBLEIA.

● Conversar com as comunidades escolares sobre a greve nos dias 12/02 a 14/02;
● Continuar a campanha de pressão nas redes sociais;
● Caravana de Mossoró para o ato público de denúncia no dia 19/02, na Governadoria.
● Assembleia da Regional na segunda-feira, dia 24 de fevereiro, às 15h.

Estamos Online!