Os novos alunos matriculados em cursos de licenciatura presenciais em 2025, aprovados nos processos seletivos do Ministério da Educação (MEC), já podem se inscrever para concorrer às bolsas do programa Pé-de-Meia Licenciaturas. As vagas são destinadas a candidatos que passaram por uma das três seleções do MEC: Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O cadastro dos candidatos deve ser feito até o dia 30 de março na Plataforma Freire, gerida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao MEC. A plataforma está disponível desde segunda-feira (17) para que os interessados possam registrar seus dados e concorrer ao apoio financeiro.
O principal objetivo do programa é incentivar o ingresso, a permanência e a conclusão nos cursos de licenciatura, além de melhorar a qualidade dessas formações. Para 2025, o MEC disponibilizou até 12 mil bolsas no âmbito do Pé-de-Meia Licenciaturas.
O processo de seleção tem os seguintes prazos: o resultado preliminar dos candidatos pré-selecionados será divulgado em 4 de abril. Em seguida, as instituições de ensino superior devem cadastrar os futuros bolsistas nos sistemas da Capes a partir de 5 de abril. A confirmação do recebimento da bolsa ocorrerá após a publicação do resultado final, prevista para o dia 14 de abril.
Os beneficiários do programa começarão a receber os valores de R$ 1.050 por mês a partir de 1º de maio. O Pé-de-Meia Licenciaturas faz parte do programa federal Mais Professores para o Brasil, que tem como meta atender a 2,3 milhões de docentes em todo o país.
Vale lembrar que o Pé-de-Meia Licenciaturas é um dos eixos do programa, voltado especificamente para estudantes de cursos de licenciatura. O programa visa proporcionar mais apoio a futuros professores, contribuindo para a formação e a qualificação do ensino no Brasil.