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Censo Escolar revela: ensino médio registra crescimento e escolas estaduais concentram maior número de matrículas

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O número de matrículas no ensino médio cresceu em 2024, de acordo com os dados mais recentes do Censo Escolar, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ao todo, foram registradas 7,8 milhões de inscrições nessa última etapa da educação básica, representando um aumento de 1,5% em relação ao ano anterior, quando o total era de 7,6 milhões de estudantes.

A tendência de crescimento também é confirmada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) 2024, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontou que 93,4% da população entre 15 e 17 anos estava frequentando a escola neste ano.

Um dado importante de ser ressaltado é que, o ensino médio no Brasil segue majoritariamente nas mãos da rede estadual de ensino, que concentrou 6,5 milhões de matrículas, o equivalente a 83,1% do total. Dentro da rede pública, as escolas estaduais representam 95,8% das matrículas. A informação mostra o quanto os Estados devem estar comprometidos com a Educação, o que inclui a valorização do professor/a. Já a rede federal responde por 243,6 mil alunos, ou 3,1% do total, enquanto a rede privada contava com cerca de 1 milhão de estudantes, o que corresponde a 13,2%.

Outro destaque do Censo é a divisão dos turnos escolares: 82,5% dos estudantes estavam matriculados no período diurno, enquanto 17,5%, cerca de 1,4 milhão de alunos estudavam à noite. O censo mostra também que, a maior parte dos estudantes do ensino médio está concentrada em áreas urbanas. Além disso, o levantamento mostra que 42,2% das escolas de ensino médio abrigam mais de 500 alunos, evidenciando a alta concentração de estudantes em unidades escolares de grande porte.

Os dados completos do Censo Escolar 2024 estão disponíveis para consulta no portal oficial do Inep, https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados e devem servir como base para políticas públicas voltadas à melhoria do ensino médio no país.