A partir desta quarta-feira (23), estudantes do ensino médio da rede pública que participam do programa Pé-de-Meia 2025 começam a receber o Incentivo Matrícula, no valor de R$ 200. O pagamento será feito de forma escalonada até o dia 30 de abril, conforme o mês de nascimento de cada estudante.
A parcela única anual é destinada a todos os alunos que efetivaram matrícula para o ano letivo de 2025 no ensino médio público. Segundo a Caixa Econômica Federal, serão liberadas neste mês aproximadamente 3,9 milhões de parcelas, das quais 1,3 milhão são voltadas a novos estudantes, ou seja, aqueles que ingressaram no 1º ano do ensino médio em 2025.
Para verificar se têm direito ao benefício, os estudantes podem consultar o aplicativo Jornada do Estudante, disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC).
Os repasses do Pé-de-Meia são realizados pelo MEC, com os depósitos feitos em contas abertas automaticamente pela Caixa, em nome dos estudantes matriculados no 1º, 2º e 3º anos do ensino médio.
Em fevereiro deste ano, o MEC já havia liberado os valores relativos ao Incentivo Conclusão, destinado aos estudantes que completaram o ensino médio em 2024.
Todos os incentivos do programa obedecem a critérios como efetivação da matrícula, frequência nas aulas e participação no Enem, reforçando o objetivo do Pé-de-Meia de estimular a permanência e o desempenho escolar dos estudantes da rede pública.