A Escola Estadual Abolição IV, localizada em Mossoró, foi palco de uma ação pedagógica rica em significado e identidade. A iniciativa faz parte do projeto Ciranda Potiguar, que tem como objetivo fortalecer a alfabetização dos alunos dos primeiros anos do ensino fundamental, aliando o aprendizado à valorização da cultura do Rio Grande do Norte.
Cada turma mergulhou em uma temática diferente, abordando desde as narrativas indígenas, passando por aspectos da culinária regional, até a celebração de grandes nomes da história potiguar. A proposta foi transformar o processo de alfabetização em uma experiência viva, conectada com as raízes culturais do estado.
De acordo com Emília Barreto, vice-diretora da escola, o projeto tem como missão ensinar a partir da identidade local. “A nossa identidade foi colada nos livros em vários aspectos, seja na literatura, no nosso jeito de falar, nas narrativas indígenas. A nossa própria cidade carrega um nome indígena. Às vezes a gente vê o mundo na internet e deixa de se conhecer, então, esse projeto chega com essa missão de ensinar”, destaca.
A ação gerou um impacto positivo também entre os professores e estudantes. A educadora Raiza Oliveira compartilha uma das experiências vividas em sala. “Um dos temas que escolhemos foi o ‘Pintar Potiguar’, a partir do artista Flavio Freitas. Com isso, trouxemos a pintura para que os alunos pudessem fazer uma leitura de imagens da forma como eles enxergam”, conta.

Ao envolver os alunos com referências próximas, o projeto Ciranda Potiguar contribui não só para o avanço da alfabetização, mas também para a formação da identidade cultural dos estudantes. A escola, assim, se torna um espaço não apenas de ensino, mas de celebração das raízes e de fortalecimento do orgulho potiguar.
A experiência vivida na E. E. Abolição IV é exemplo de como é possível alfabetizar com sentido, promovendo um aprendizado que respeita e valoriza a história, a linguagem e as tradições do povo norte-rio-grandense.