No último dia 15 de outubro, o Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana celebrou 52 anos de história. Atualmente, a unidade passa pela primeira reforma estruturada das instalações. Inaugurado em 1972, pelo então governador do Estado, Dr. Cortez Pereira, o Centro só passou a funcionar no dia 8 de março do ano letivo de 1973.
Ao longo das mais de cinco décadas, sem nunca antes ter sido reformada, a escola encontrava-se deteriorada, e no último ano, pelo menos sete turmas foram fechadas, resultando no corte e impossibilidade da oferta de novas vagas. A execução da obra do Centro de Educação é resultado da luta do Sinte, que fortaleceu a cobrança por melhorias da estrutura, pressionando o governo para que olhasse para uma das maiores escolas de Mossoró. Simultaneamente, estudantes da unidade escolar também uniram forças a essa pauta, sendo protagonistas ao expor, através de imagens em redes sociais e na imprensa, a situação na qual se encontravam as instalações da escola, ecoando um pedido de socorro.
Devido à reforma, desde o dia 9 de setembro, as aulas do Eliseu Viana estão sendo ministradas no prédio localizado na Avenida Diocesana, 1107, onde funcionou a Faculdade Anhanguera. Segundo afirma o vice-diretor, Neto Damasceno, o novo espaço consegue atender as necessidades da escola, e a previsão é a de que as atividades permaneçam acontecendo no local até o término da obra. “Para dar celeridade ao serviço, foi necessário transferir as aulas para outro prédio, custeado pela Secretária de Educação, através da 12ª DIREC; já o processo de obra caminha de acordo com o que está previsto no cronograma, com prazo de conclusão para junho/julho de 2025”, afirma o vice-diretor.
A empresa contratada para realizar a reforma do Eliseu Viana é a ABART Engenharia e Execução Ltda. O valor da obra é de R$ 4.962.245,00, com data de entrega para o mês de maio de 2025. A restauração comporta a melhoria em 20 salas de aulas teóricas, seis laboratórios para aulas práticas e duas salas multiuso. O auditório, assim como todas as salas de aula, salas de administração e laboratórios vão receber climatização. Também estão sendo feitas intervenções na biblioteca, sala de recursos multifuncionais, refeitório, setor administrativo, coordenação, além de cozinha, copa, despensa, área de serviço, quadra poliesportiva e estacionamento, e demais ambientes necessários à qualidade do ensino.
O Sinte Regional Mossoró segue acompanhando o processo de reforma, com atenção voltada para o cronograma de conclusão dos trabalhos. Usufruir de espaço amplo, seguro, e adequado nas escolas, é direito de alunos, professores, e de toda comunidade escolar.