Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
CNE aprova novas diretrizes para o Ensino Médio
[rank_math_breadcrumb]

Sumário

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou na quinta-feira (7), uma resolução que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais do Novo Ensino Médio, de acordo com a Lei 14.945 sancionada em julho deste ano. As mudanças serão graduais, com possibilidade de adaptação já em 2025 ou, obrigatoriamente, em 2026, dependendo das condições de cada rede de ensino.

A reforma visa tornar o ensino médio mais relevante e atrativo para os estudantes, além de reduzir a evasão escolar. A carga horária mínima foi aumentada para 3 mil horas, distribuídas ao longo de três anos, com 200 dias letivos de cinco horas cada. A carga será dividida em dois blocos: um com disciplinas obrigatórias e outro com itinerários formativos nos quais os alunos poderão escolher áreas de interesse, como linguagens, matemática, ciências ou formação técnica.

Embora o objetivo seja aprimorar a formação dos jovens e preparar melhor para o mercado de trabalho, o Sinte Regional Mossoró alerta para a necessidade urgente de oferecer condições adequadas às escolas e uma capacitação efetiva aos professores, para que a implementação da reforma não se torne uma promessa vazia, especialmente em um modelo que propõe mudanças tão significativas na maneira de ensinar e aprender.

A resolução também prevê mudanças nas avaliações do ensino médio, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que serão ajustadas pelo Inep para atender às novas diretrizes.