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Alunos da E. E. Abel Coelho redescobrem livros após restrição do uso de celulares

Sumário

Com a chegada do ano letivo de 2025, entrou em vigor a Lei nº 15.100/2025, que restringe o uso de celulares nas escolas. A nova legislação é resultado de um debate crescente sobre os efeitos dos aparelhos eletrônicos no ambiente escolar e busca minimizar os impactos negativos no aprendizado, na concentração e na saúde mental dos jovens. Em algumas instituições, os efeitos da medida já começam a aparecer, e surpreendem positivamente.

Na Escola Estadual Professor Abel Coelho, situada em Mossoró, a mudança trouxe uma transformação significativa: os alunos estão redescobrindo os livros. A movimentação na biblioteca da escola aumentou visivelmente, e o interesse pela leitura ganhou um novo fôlego.

Para Enoc, estudante do 1º ano A, o ambiente da biblioteca sempre foi acolhedor, mas agora tornou-se ainda mais atrativo. “Costumo usar a biblioteca como um reforço voltado ao aprendizado, e agora, com o uso limitado do celular, sobra bem mais tempo para essa prática”, relata o estudante.

A mudança também foi percebida por Mardoqueu Filho, aluno do 3º ano do ensino médio, que acredita no poder transformador da leitura. “A leitura é fundamental. Muito daquilo que está na internet saiu dos livros, então vale a pena apostar em um bom livro, independentemente do gênero”, comenta. Entre as leituras recentes, ele destaca o livro “Estrangeirismo”, do autor Zack Magieze, um escritor revelado nas redes sociais, mas que também conquistou espaço nas prateleiras da biblioteca escolar.

Biblioteca da escola

Durante a Feira do Livro, realizada anualmente em Mossoró, estudantes e professores colaboram com sugestões de títulos para compor o acervo da unidade. Essa participação ativa da comunidade escolar tem contribuído diretamente para manter o interesse dos alunos pela leitura, reforçando o hábito e tornando-o parte da rotina educativa.

Casos de estudantes como Enoc e Mardoqueu mostram que a restrição ao uso de celulares para momentos recreativos, pode abrir espaço para práticas mais saudáveis e produtivas no ambiente escolar, como o prazer da leitura e o conhecimento.