Nesta terça-feira (8), em nota divulgada à imprensa, a Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern) anunciou o cancelamento do Concurso Público de Provas e Títulos para professores do Ensino Superior, regido pelo Edital nº 01, de 05 de janeiro de 2024. O comunicado foi oficializado no Jornal Oficial da Uern (Jouern), informando aos candidatos sobre a decisão e as próximas etapas.
A medida de cancelamento foi tomada a partir de uma recomendação da Comissão Central do Concurso, que após apurar denúncias que motivaram a suspensão do certame, considerou necessária a interrupção do processo seletivo. Essas denúncias haviam levantado questionamentos quanto à transparência e integridade do concurso, e, como forma de garantir a lisura e a segurança do processo, a Fuern optou por cancelá-lo.
A universidade esclareceu, entretanto, que um novo concurso público será lançado nos próximos dias, com a promessa de rigor na execução do processo, garantindo transparência e autonomia aos candidatos.
Com o cancelamento, a Universidade será responsável pela devolução da taxa de inscrição dos candidatos que se inscreveram no certame. A devolução será realizada em lotes, com início previsto para o mês de maio. Para os candidatos que optarem pela devolução via PIX, a Fuern orienta que a chave para o pagamento seja obrigatoriamente o CPF do candidato.