Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Após pressão da comunidade, governo do RN anuncia nova sede para escola em Areia Branca

Sumário

AREIA BRANCA (RN) — Após mais de um ano de protestos, denúncias e mobilização da comunidade escolar, o Governo do Rio Grande do Norte anunciou nesta quinta-feira (22) a construção de um novo prédio para a Escola Estadual Dr. Dagmar Sabino, localizada em Areia Branca, na região Oeste do estado.

A medida foi confirmada pela secretária estadual de Educação, professora Socorro Batista, durante visita ao município. Acompanhada de técnicos da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), a titular da pasta se reuniu com gestores das escolas Dr. Dagmar Sabino e Elita Monte para discutir melhorias na infraestrutura das unidades.

Fundada há seis décadas, a escola enfrenta há anos problemas estruturais. Desde abril de 2024, alunos/as e professores/as estão alojados/as provisoriamente na Escola Estadual Elita Monte, em regime compartilhado. A transferência emergencial ocorreu após vistoria técnica que apontou risco à integridade do prédio original.

Apesar da desocupação, a ausência de respostas concretas por parte do governo alimentava o descontentamento da comunidade escolar. A visita da secretária ocorre após manifestações públicas que cobraram providências do Executivo estadual.

Segundo a titular da SEEC, a nova sede deve começar a ser construída nos próximos meses. A proposta é oferecer uma estrutura moderna, com melhores condições de ensino e segurança para estudantes e profissionais.

“A mobilização da comunidade escolar e do SINTE foi fundamental para dar visibilidade à situação da nossa escola e sensibilizar o governo do estado”, afirmou o professor Fábio Júnior, vice-diretor da Dagmar Sabino e dirigente da Regional do SINTE Mossoró.

“Após mais de um ano em condições precárias, finalmente temos uma resposta concreta. Continuaremos vigilantes para garantir que as obras se iniciem e sejam concluídas dentro do prazo”, completou o educador.

Além do anúncio da nova unidade, foram debatidas melhorias na estrutura da Escola Elita Monte, que seguirá abrigando os/as alunos/as da Dagmar Sabino até a conclusão da obra.

O SINTE/RN informa que acompanhará de perto todas as etapas do processo e continuará cobrando celeridade na execução do projeto, considerado essencial para garantir um ambiente escolar digno e seguro.