Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Censo Escolar 2024 revela que a educação especial da rede pública tem 1,7 milhão de alunos
[rank_math_breadcrumb]

Sumário

Segundo dados preliminares do Censo Escolar 2024, a educação especial da rede pública atende atualmente 1.737.443 alunos. Esses números abrangem não apenas estudantes com deficiência, mas também aqueles com altas habilidades, superdotados e outras condições, refletindo a diversidade de necessidades educacionais. As matrículas incluem desde a educação infantil até o ensino médio e contemplam tanto as redes urbanas quanto rurais, englobando escolas municipais e estaduais, com jornadas de tempo integral e parcial.

Esses dados foram publicados na edição do Diário Oficial da União (DOU) da  segunda-feira(30) de dezembro, e oferecem uma visão importante sobre a inclusão na educação básica. No entanto, o Censo Escolar ainda precisa ser detalhado. A versão final, com informações também sobre a rede privada de ensino, será divulgada até o final de janeiro, pelo Ministério da Educação, no dia 31, trazendo uma análise mais completa e contextualizada dos dados.

O Censo Escolar, como a principal pesquisa estatística da educação básica, é realizado em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação e conta com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Este levantamento oferece informações essenciais para a formulação de políticas públicas voltadas para a educação inclusiva, que ainda necessita de mais investimentos, especialmente no que diz respeito à capacitação docente.

De acordo com o diretor da 12ª DIREC, Mauro Maciel, cerca de 2 mil estudantes encontram-se com algum tipo de deficiência na rede de abrangência da 12ª diretoria regional. O Sinte Mossoró entende que, investir na formação de professores para lidar com a diversidade de alunos é fundamental para garantir uma educação de qualidade para todos. A educação inclusiva é um direito e deve ser uma prioridade para promover a equidade e o acesso pleno ao ensino, permitindo que todos os estudantes, independentemente de suas condições, tenham oportunidades iguais de aprendizagem e desenvolvimento. Esta, portanto, também é uma luta nossa.