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Cresce número de ex-alunos da rede pública no ensino superior

Sumário

O acesso à educação superior por estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas está em expansão no Brasil. É o que aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), Educação 2024, divulgada pelo IBGE. O levantamento mostra que, entre as pessoas que frequentam ou já frequentaram um curso de graduação no país, 72,6% vieram exclusivamente da rede pública de ensino médio, um salto significativo em relação aos 67,8% registrados em 2016.

O aumento também se reflete nos níveis mais altos de formação. Em 2024, 59,3% dos estudantes de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) tinham feito todo o ensino médio em escolas públicas. Em 2016, esse percentual era de 52,2%. Os dados evidenciam uma tendência de democratização do acesso à educação superior e de continuidade nos estudos mesmo após a graduação, impulsionada por políticas de inclusão como cotas e expansão do ensino público superior.

A pesquisa também revela uma melhora geral no nível de escolaridade da população. Em 2024, 31,3% dos jovens entre 18 e 24 anos estavam cursando ou já haviam concluído a faculdade. O dado representa um avanço em direção à meta de ampliar a escolarização da juventude, embora ainda esteja distante da universalização do acesso. Entre a população com 25 anos ou mais, 20,5% já tinham concluído o ensino superior, percentual superior ao observado em 2016, quando o índice era de 15,4%.

Apesar desses avanços, os dados ainda apontam para desigualdades sociais e raciais. Embora 56% da população com 25 anos ou mais tenha concluído pelo menos a educação básica obrigatória em 2024, contra 46,2% em 2016, os recortes mostram discrepâncias: 57,8% das mulheres completaram esse ciclo, frente a 54% dos homens. Já entre os brancos, 63,4% concluíram a educação básica, enquanto entre negros (pretos e pardos), o percentual cai para 50%.

Os dados reforçam a necessidade de ações mais incisivas para combater as desigualdades persistentes e garantir não apenas o acesso, mas a permanência e a conclusão dos estudos em todos os níveis da educação.