Nesta segunda-feira (3), dirigentes do Sinte Regional Mossoró, acompanhados da assessoria jurídica, participaram da primeira audiência com o prefeito de Areia Branca, Souza (UNIÃO). O encontro contou com a presença da secretária de Educação, Cilene Guimarães, do secretário de Administração, Paulo César, e de outros representantes do governo municipal.
Durante a reunião, o Sinte apresentou a pauta de reivindicação para o ano de 2025, que incluiu temas como a implementação de melhorias nas condições de trabalho dos profissionais da educação, a avaliação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) e a situação dos monitores, além de propostas para o avanço da infraestrutura escolar no município.
O prefeito Souza assumiu o compromisso de criar a Comissão Permanente da Negociação, com o objetivo de dialogar de forma contínua e mais próxima sobre questões educacionais. Ele também se comprometeu a avaliar o projeto do PCCR encaminhado pelo Sinte, prometendo dar um parecer sobre o tema em um prazo máximo de 90 dias. A situação dos monitores em relação ao reajuste salarial também será analisada pela gestão.
Outro ponto discutido foi a criação de um programa voltado para a educação em Areia Branca, com foco na reforma e construção de novas escolas. A proposta é investir na ampliação e melhoria das condições de ensino no município.

O coordenador geral do Sinte-RN, professor Rômulo Aranud, destacou a importância das pautas acumuladas, como o PCCR. “Estamos ratificando pautas acumuladas, como é o caso do PCCR, que agora será avaliado, e em um prazo máximo de 90 dias teremos um parecer. Discutimos sobre a gestão democrática, que precisa avançar, já que o município perdeu recursos por falta de implantação desse modelo. Outro ponto importante é que, nos próximos dias, será nomeada a Comissão Permanente de Negociação, um passo importante para avaliarmos a qualidade da educação no município e estabelecermos um diálogo mais próximo”, afirmou.
Fábio Júnior, diretor do Sinte, também destacou questões de infraestrutura. “Durante a reunião, tratamos sobre os problemas de infraestrutura que comprometem as escolas de Areia Branca. O prefeito se comprometeu a realizar melhorias nesses espaços antes do retorno das aulas e, nos próximos dias, criará o programa ‘Transformar a Educação’, com o intuito de ampliar o olhar para essa área”, afirmou Fábio.
Em sua fala, o prefeito Souza reforçou a importância do diálogo constante. “Estamos abertos ao diálogo, foi assim antes de assumir, e permanece dessa forma. Discutimos pontos que iremos avançar; o primeiro passo será anunciar a criação de uma comissão, e nos próximos dias estaremos lançando um plano para que, ao longo dos quatro anos, possamos transformar a educação do município”, concluiu.
O Sinte Regional Mossoró segue firme na luta por uma educação de qualidade, mantendo-se atento às necessidades dos profissionais e alunos, e trabalhando para garantir melhorias significativas no sistema educacional de Areia Branca.