Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Enade 2025: avaliação obrigatória terá novo formato e inclui prova para residência médica
[rank_math_breadcrumb]

Sumário

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o edital do Enade 2025, exame obrigatório que avalia o desempenho de estudantes concluintes de cursos de graduação em instituições de ensino superior. Neste ano, as provas serão aplicadas em três datas diferentes: 19 de outubro para cursos de medicina, 26 de outubro para licenciaturas e 23 de novembro para bacharelados e cursos superiores de tecnologia.

A avaliação será direcionada a estudantes que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do curso, sem previsão de colação de grau até 31 de agosto de 2025, ou que estejam com previsão de integralização do curso até julho de 2026. A inscrição dos alunos será feita pelas instituições de ensino onde estudam.

Os cursos avaliados abrangem diversas áreas. Nas licenciaturas, destacam-se pedagogia, letras, matemática, história e ciências biológicas. Entre os bacharelados, estão administração, direito, medicina, jornalismo e psicologia. Já nos cursos superiores de tecnologia, serão avaliadas formações como gestão comercial, marketing e logística.

A edição deste ano também marca a estreia do Enamed, exame específico para estudantes de medicina. Os participantes poderão optar por usar a nota no processo seletivo do Exame Nacional de Residência (Enare). Médicos já formados também poderão realizar a prova com o mesmo objetivo.