Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Enem 2025: governo retoma certificação do ensino médio e garante inclusão de alunos da rede pública

Sumário

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 marca o retorno de uma política aguardada por milhares de estudantes: a possibilidade de obter o certificado de conclusão do ensino médio por meio da prova. A partir deste ano, participantes com mais de 18 anos que ainda não terminaram a educação básica poderão utilizar o Enem novamente como instrumento de certificação, uma medida que havia sido descontinuada em 2017.

A decisão representa uma reviravolta em relação ao que foi adotado pelo Ministério da Educação (MEC nos últimos anos. Até 2016, o Enem cumpria duplo papel: além de seleção para ingresso no ensino superior, também servia como via alternativa para jovens e adultos fora da idade escolar regular concluírem o ensino médio. Para obter o certificado, era necessário atingir ao menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e obter nota superior a 500 pontos na redação. Com a mudança de diretrizes em 2017, essa função foi transferida para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que continuou a ser aplicado anualmente. A retomada da certificação através do Enem atende a uma demanda crescente de adultos que buscam formas mais acessíveis de concluir os estudos.

Além dessa mudança significativa, o Enem 2025 também traz avanços importantes no acesso de estudantes da rede pública. Concluintes do ensino médio em escolas públicas terão garantida a pré-inscrição automática no exame, o que representa uma tentativa do governo de aumentar a adesão ao Enem e reduzir a evasão de candidatos por questões logísticas ou de desconhecimento dos prazos. Os estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio nessas instituições também continuarão isentos da taxa de inscrição.

As inscrições para o Enem 2025 terão início na próxima segunda-feira (26) e seguirão até o dia 6 de junho. Os interessados devem realizar a inscrição exclusivamente pela Página do Participante, no site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).