Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Escola Estadual Abel Coelho celebra alta aprovação de alunos na redação do Enem

Sumário

Filho de um mecânico e uma dona de casa, Anderson Maciel, 18, sonha em cursar Medicina. A vida inteira estudou em escola pública e, no último ano, dedicou tempo e disciplina aos estudos, especialmente à leitura e escrita. O resultado veio: nota 960 na redação do Enem. “Tive o apoio do professor de Língua Portuguesa na escola e também no cursinho. Eles me ajudaram com a questão da gramática e organização das ideias. Foram meus pilares para alcançar essa nota”, revela Anderson.

O estudante é aluno da Escola Estadual Abel Coelho, localizada em Mossoró, e está entre dezenas de alunos da instituição que conseguiram uma colocação acima da média nacional na redação do exame, que, em 2024, ficou em 660 pontos.

Outro exemplo é o aluno Victor Guto. Ele também obteve 960 pontos na redação do Enem e precisou buscar recursos externos. Em entrevista à nossa reportagem, aproveitou para falar sobre a carência que a rede estadual apresenta, apesar dos bons professores. “É notório o esforço por parte dos professores, mas devemos considerar a dificuldade que um aluno tem de aprender com o básico que nos é oferecido. Para completar, há condições muito desagradáveis, como a falta de climatização em salas com 40 ou mais alunos, em uma cidade com temperaturas tão elevadas. Graças à gestão da nossa escola, muitas coisas foram conquistadas, mas ainda assim, passamos por muita dificuldade devido à escassez de recursos”, desabafa.

Para a professora de Língua Portuguesa Cintia Caetano, que está há 15 anos em sala de aula, é sempre uma emoção ver o bom resultado dos alunos. “Temos alunos da rede pública empenhados, que realmente buscam conhecimento de diversas formas. Percebo que eles se destacam porque, justamente, se esforçam para isso, procurando aprender de verdade”, esclarece.

A professora orienta que, para uma redação acima da média, é preciso treino: “É essencial ter uma boa leitura, estar atualizado sobre o que acontece no mundo, além de praticar a escrita. Sempre oriento que escrevam bastante, para conseguirem organizar as ideias de uma forma mais clara”.

Anualmente, a Escola Abel Coelho vem se destacando pela aprovação de seus alunos, o que revela o poder da educação pública em transformar vidas. Com notas bem acima da média, a escola celebra o momento e aproveita para acolher antigos e novos alunos para o ano letivo que está prestes a começar.

Estamos Online!