Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Escola Estadual Diran Ramos do Amaral é finalista no II Concurso de Vídeos Curtos do MPRN

Sumário

Os alunos da Escola Estadual Diran Ramos do Amaral, localizada no bairro Redenção, em Mossoró, conquistaram um feito inédito para a cidade: foram finalistas do II Concurso de Vídeos Curtos do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). Ao todo, mais de 50 trabalhos foram inscritos por estudantes de diversas escolas públicas do estado, e apenas três foram selecionados pela comissão julgadora.

Este é o primeiro ano em que Mossoró e a escola alcançam o pódio da competição, destacando-se pela criatividade e engajamento com a temática proposta. O grupo é formado por alunos do 2º ano do Ensino Médio: Ruanderson Pereira, Wellen Gabriely, Letícia Fernandes, João Gabriel e Abner Rodrigues. Os participantes do concurso deveriam criar vídeos de 1 a 5 minutos, abordando o tema: “MPRN, agente de transformação social”. De acordo com a coordenadora do projeto, Symmara Fèrnandes, o vídeo foi produzido e editado a partir do celular, e o trabalho de captação de áudio sincronizado com as imagens. “É muito importante para a escola quando vemos que, mesmo com poucos recursos, conseguimos chegar a essa posição por conseguir despertar nos alunos esse espírito de trabalho em equipe, de cooperação e de colocar a escola no lugar de conquista, apesar das adversidades que a educação pública enfrenta”, ressalta Symmara.

Segundo um dos integrantes da equipe, Abner Rodrigues, o roteiro do vídeo surgiu a partir de várias conversas com o grupo formado por cinco alunos. “pensamos sobre o que seria mais impactante e também o que se encaixaria nos critérios do concurso. Queríamos algo que tivesse significado, autenticidade e, ao mesmo tempo, mostrasse o que somos capazes de fazer. Foi um trabalho pensado com muita dedicação, porque queríamos representar bem nossa escola e nossa cidade”, afirma.

A seleção dos finalistas levou em conta diversos critérios, como o alinhamento ao tema proposto, a qualidade do conteúdo, a edição e a interpretação dos alunos. Os vídeos estão disponíveis no canal oficial do MPRN no YouTube, @mprnimprensa onde a população pôde votar, influenciando diretamente na pontuação final dos trabalhos.

A classificação final será determinada pela soma das notas da comissão julgadora e dos votos populares. O grande vencedor do concurso receberá como prêmio um notebook, enquanto os alunos que ocuparem o 2° e 3° lugares serão premiados com tablets. A cerimônia de premiação acontecerá após a divulgação do ranking final.

 Para o estudante Ruanderson Pereira, toda a equipe já é vitoriosa, “conseguimos ganhar destaque entre mais de 50 projetos. Mesmo que o 1° lugar não seja nosso, chegar até aqui já é motivo de comemoração, pois nunca Mossoró esteve no pódio desse concurso”, revela o aluno.

A professora Symmara ainda destaca que, a conquista abre precedentes para que o audiovisual se torne uma ferramenta a ser utilizada no processo ensino-aprendizagem, pois trabalha várias linguagens. “O audiovisual tem tido um grande incentivo no pós-pandemia como forma de propagação da cultura, utilizá-la como estratégia de incentivo ao trabalho na escola só agrega valor, à arte e à educação”, afirma.