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Espanhol pode voltar ao currículo do Ensino Médio nas escolas públicas do RN

Sumário

O ensino da língua espanhola pode estar prestes a retornar ao currículo do Ensino Médio das escolas públicas do Rio Grande do Norte. A medida foi discutida em uma reunião realizada entre a Secretaria Estadual de Educação (Seec-RN) e a coordenação do curso de Letras – Língua Espanhola da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que resultou no encaminhamento de um projeto de lei estadual à Assembleia Legislativa do RN.

A proposta visa restabelecer a presença do espanhol como disciplina obrigatória nas unidades de ensino da rede estadual, retomando uma política educacional interrompida desde 2017, quando a revogação da Lei Federal 11.161/2005 retirou a obrigatoriedade do ensino da língua nos países do Mercosul.

De acordo com a professora Shirleyanne Aquino, mestre em Educação, a inclusão do espanhol como disciplina obrigatória é fundamental para fortalecer a integração do Brasil com os países vizinhos da América Latina, onde a maioria fala essa língua. “O espanhol amplia as possibilidades de comunicação, facilita relações comerciais e culturais, e prepara os estudantes para um mercado de trabalho cada vez mais globalizado”, afirma.

A expectativa é que, caso aprovado, o projeto de lei fortaleça o papel do Rio Grande do Norte na valorização do ensino de idiomas e beneficie diretamente milhares de estudantes. A proposta também representa uma tentativa de recuperar o espaço pedagógico e cultural que a língua espanhola ocupava no sistema educacional potiguar antes da mudança na legislação federal.

“Além disso, o ensino de uma segunda língua contribui para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, estimula o raciocínio e amplia a visão de mundo. Ensinar espanhol desde o início da vida escolar é investir na formação de cidadãos mais preparados e conscientes do seu papel em um mundo interligado e de múltiplas possibilidades”, conclui.

O projeto agora segue para análise e votação na Assembleia Legislativa, em uma etapa considerada decisiva para o futuro da disciplina nas escolas estaduais.