Nesta segunda-feira (30), a Regional do Sinte Mossoró se manifesta publicamente para expressar indignação e cobrar respeito do governo estadual em relação ao calendário de pagamentos e às informações fornecidas aos servidores da educação. A Justiça havia dado ganho de causa ao Sinte/RN na ação que exigia o pagamento do 13º salário aos aposentados juntamente com os servidores ativos. No entanto, agora, reverte a decisão a pedido do Governo. A postura da atual gestão, ao recorrer para ganhar mais tempo, é lamentável, uma vez que fere novamente o direito dos trabalhadores.
O Sinte/RN avalia a frustração causada pela mudança no calendário, que impacta milhares de servidores, tanto ativos quanto aposentados, que aguardavam o cumprimento do compromisso do governo. “Desorganização, incompetência ou má fé. Não sabemos como classificar o que tem acontecido na folha de pagamento do estado durante este final de ano”, afirmou Bruno Vital, coordenador-geral do Sinte/RN.
A medida do governo gera sérios impactos para os servidores, que se veem sem a garantia de que poderão pagar suas contas em dia, comprar alimentos ou até mesmo participar das festas de fim de ano de forma digna. O pagamento do 13º salário não é um favor do governo, mas sim um direito dos trabalhadores, assegurado por lei. A situação reflete um problema de gestão pública, e já está mais do que na hora do governo agir com responsabilidade e parar de prejudicar ainda mais aqueles que dedicam suas vidas ao serviço público.
O Sinte, portanto, segue pressionando por uma solução rápida e justa, com o pagamento devido aos servidores dentro do verdadeiro prazo estipulado por lei.