A Secretária de Educação, professora Socorro Batista, confirmou que o governo estadual irá cumprir o acordo firmado com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SITE) para o pagamento do décimo terceiro e das férias dos educadores e educadoras temporários.
Em declarações em evento na manhã desta segunda-feira (7), Batista ressaltou o compromisso assumido com o SINTE: “Sabemos que existia uma pendência em relação aos professores temporários. No ano passado, não conseguimos efetuar o pagamento do décimo e das férias. Contudo, assumimos um compromisso com o sindicato e estamos honrando isso. Já iniciamos os pagamentos em junho.”
Apesar de ainda não serem considerados parte da base do sindicato por não serem concursados, o SITE se posicionou e lutou em defesa dos direitos dos temporários. O coordenador geral do SITE, professor Rômulo Arnaud, destacou: “Essa luta é legítima e o sindicato esteve e está ao lado desses trabalhadores e trabalhadoras, garantindo que seus direitos sejam respeitados.”
De acordo com a Secretaria de Educação, a previsão é que os pagamentos devidos sejam concluídos até o dia 10 deste mês, garantindo assim os direitos de professores e professoras que têm enfrentado desafios financeiros em decorrência da pendência salarial.