Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Mais de 100 educadoras participam de conferência livre do SINTE Mossoró e elegem delegadas para etapa nacional em Brasília

Sumário

Mais de cem mulheres educadoras participaram, na tarde desta quarta-feira (23), da Conferência Livre de Mulheres promovida pela Regional do SINTE Mossoró. O encontro, realizado na sede do sindicato, integra o processo preparatório para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que ocorrerá entre os dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro, em Brasília.

O tema central das discussões foi “Cuidado e autocuidado na vida das mulheres aposentadas da educação, papel do Estado na promoção do bem viver”. A palestra de abertura foi conduzida pela professora doutora Telma Gurgel, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que destacou a necessidade de políticas públicas que assegurem condições dignas de vida às profissionais da educação, especialmente após a aposentadoria.

Durante a conferência, as participantes apresentaram propostas voltadas à melhoria da qualidade de vida das mulheres. A professora Fátima Morais defendeu a criação de espaços urbanos adequados e acessíveis: “Nossa cidade é muito carente de parques. Uma cidade quente como a nossa não tem praças com acessibilidade. É muito difícil para o idoso se locomover sem infraestrutura adequada. Precisamos de parques com árvores e acessibilidade para todas as idades”.

Outra participante, Jozi Marina, sugeriu a implantação de espaços comunitários que ofereçam atividades físicas e alimentação a preços acessíveis: “Gostaria de lembrar a criação de um lugar tipo o Sesc, que ofereça musculação para toda a comunidade e refeições a preços justos”.

A coordenadora da Regional do SINTE Mossoró, Eliene Bandeira, defendeu mudanças nas políticas de saúde: “É preciso pensar em uma redução da idade mínima para que algumas pessoas tenham acesso a determinados medicamentos pelo SUS. Muitas vezes, quem ainda não tem 65 anos fica sem acesso a tratamentos essenciais”.

Geisa Fernandes sugeriu ações voltadas ao fortalecimento da autoestima feminina: “Promover atividades que aumentem a autoestima das mulheres, como oficinas artesanais, atividades físicas e espaços de socialização”.

A professora Antônia Francisca compartilhou sua experiência pessoal com práticas de autocuidado: “De segunda a sexta, acordo às 4h para meu momento com Deus, depois preparo o café e, antes das 6h, já estou a caminho do Sesc para atividades como musculação e hidroginástica. Isso tem transformado minha vida”.

Ao final do encontro, foram eleitas as delegadas que representarão a Regional do SINTE Mossoró na etapa nacional da conferência em Brasília: Leila Meneses, Elisabeth Ferreira e Eliene Bandeira.

A Conferência Livre reafirmou o compromisso da entidade com a promoção de debates democráticos e a construção coletiva de propostas que garantam mais direitos, igualdade e qualidade de vida para as mulheres educadoras.