O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), abriu o período de adesão ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Escola e Comunidade – Ciclo 2025. Secretarias estaduais, municipais e a distrital de educação têm até o dia 8 de junho para confirmar participação pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), no módulo PAR 4.
A iniciativa faz parte do Programa Escola e Comunidade (Proec), que tem como objetivo aproximar a escola das famílias e da comunidade local, promovendo ações que estimulem a formação cidadã, o respeito à diversidade, os direitos humanos e a cultura de paz. No total, 38.847 escolas públicas de todo o Brasil estão aptas a receber recursos, que deverão ser investidos na criação e execução de projetos formativos com foco na educação integral.
Essas escolas estão distribuídas em 4.888 municípios, abrangendo todas as regiões do país. Do total, 60,2% são da rede municipal (23.406 escolas) e 39,8% da rede estadual (15.441 escolas).
Para participar, cada escola deverá elaborar um Projeto de Formação no sistema PDDE Interativo, contendo pelo menos três ações planejadas. Uma delas é obrigatória: a oficina “Pense antes de compartilhar: o poder da informação e o perigo das fake news”, que busca desenvolver o pensamento crítico e o uso responsável da informação, especialmente no ambiente digital. O PDDE Escola e Comunidade tem como proposta fortalecer o papel social da escola como espaço de diálogo, participação e transformação social. Mais informações, documentos orientadores, vídeos e orientações sobre o Ciclo 2025 estão disponíveis no portal oficial do Proec:https://www.gov.br/mec/pt-br/proec