O Ministério da Educação (MEC) está com inscrições abertas para o curso de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, destinado a professores que atuam em sala de aula na educação básica. A oferta ocorre em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
A formação tem o objetivo de capacitar educadores para desenvolver um trabalho pedagógico alinhado com os princípios das políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. O curso terá carga horária de 120 horas; a formação será ofertada na modalidade à distância, pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Capes. As aulas estão previstas para março de 2025.
De acordo com a assessoria de Comunicação do MEC, ao todo, cinquenta instituições de ensino superior serão responsáveis pela oferta do conteúdo e pelo processo de inscrição para preenchimento das vagas, que chegarão a 1,25 milhão. A relação das instituições participantes está disponível na página de Cursos Nacionais do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), no site da Capes. O prazo para se inscrever no curso terminará em 21 de novembro.