A partir desta segunda-feira (14),os estudantes interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 e que desejam solicitar a isenção da taxa de inscrição já podem realizar a solicitação. O pedido deve ser feitopela Página do Participante, por meio do login único do portal Gov.br, até o dia 25 de abril.
Vale lembrar que, o candidato que teve isenção da taxa no Enem 2024, mas não compareceu a um ou aos dois dias de prova, só poderá solicitar a gratuidade novamente em 2025 se apresentar uma justificativa de ausência. Esse processo também será feito pela Página do Participante e deverá ocorrer no mesmo período do pedido de isenção: de 14 a 25 de abril.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), têm direito à gratuidade: alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública, em qualquer modalidade (regular ou EJA), em 2025, estudantes que concluíram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escolas privadas, pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com registro ativo no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal), e participantes do programa Pé-de-Meia.
O resultado das solicitações de isenção e das justificativas de ausência será divulgado em 12 de maio. Candidatos que tiverem o pedido negado poderão entrar com recurso entre os dias 12 e 16 de maio. O resultado final dos recursos será publicado no dia 22 de maio.
Somente após essa etapa, o Ministério da Educação divulgará o edital oficial com o cronograma e as regras das inscrições para o Enem 2025.