O Ministério da Educação (MEC) vai lançar uma prova única para auxiliar estados e municípios a selecionar professores para escolas públicas de todo o país. O anúncio foi feita na quarta-feira (30). Chamada de “Enem dos Professores”, a avaliação unificada será desenvolvida pelo MEC e oferecida gratuitamente aos estados e municípios que aderirem à prova. A ideia é simplificar e padronizar os processos seletivos, que atualmente são realizados de maneira independente.
De acordo com o secretário-executivo do MEC, Leonardo Barchini, a seleção fará parte de um pacote de ações para valorizar os professores brasileiros da educação básica. Entre as medidas está também um “Pé-de-Meia” para as licenciaturas, que consiste em bolsas para apoiar estudantes que ingressem na universidade para seguir a carreira docente.
Os entes federados poderão escolher a melhor forma de usar a avaliação elaborada pelo MEC e poderão, inclusive, seguir com os próprios concursos. As medidas deverão ser anunciadas pelo governo em novembro.