Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
MEC lança Escuta Nacional de Professores que ensinam Matemática
[rank_math_breadcrumb]

Sumário

A partir do dia 17 de março de 2025, terá início a Escuta Nacional de Professores que Ensinam Matemática, uma ação do Ministério da Educação (MEC) que promete ouvir os docentes da Educação Básica sobre experiências, desafios e necessidades no ensino de Matemática nas escolas da rede pública.

A iniciativa é voltada para professores que atuam nas diversas etapas da Educação Básica, incluindo o Ensino Fundamental Anos Iniciais, o Ensino Fundamental Anos Finais, o Ensino Médio e a Educação Profissional e Tecnológica. A Escuta estará aberta até o dia 28 de março, com o objetivo de coletar informações essenciais sobre o perfil profissional dos educadores, suas demandas formativas, práticas pedagógicas, desafios para o ensino, visões sobre o currículo e estratégias de avaliação adotadas nas salas de aula.

A principal meta da Escuta é garantir a melhoria contínua dos resultados de aprendizagem dos estudantes em Matemática ao longo da Educação Básica. O MEC utilizará os dados coletados para desenvolver ações e estratégias que promovam o aprimoramento do ensino da Matemática, com base nas reais necessidades e percepções dos docentes da área.

A pesquisa será realizada por meio de um formulário online, que ficará disponível no portal do MEC. Aproximadamente 600 mil professores que ensinam Matemática em todo o Brasil poderão participar de forma autônoma e anônima. O preenchimento do formulário levará cerca de 20 minutos.

A participação dos professores é fundamental para que o MEC possa compreender melhor as realidades vivenciadas nas escolas públicas e criar políticas públicas que atendam de forma mais eficaz as necessidades de formação e apoio aos docentes.

Para mais informações sobre a Escuta e acessar o Guia da Escuta Nacional de Professores que Ensinam Matemática, basta visitar o site https://www.gov.br/mec/pt-br/EscutaNacionaldeProfessoresqueEnsinamMatematica.pdf