O Rio Grande do Norte já contabiliza 123.818 inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 até a manhã desta quinta-feira (12), segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Do total, 76.674 participantes foram contemplados com isenção da taxa de inscrição, enquanto 47.184 efetuaram o pagamento.
Uma das principais novidades da edição de 2025 é a retomada da função certificadora do Enem. Participantes com 18 anos ou mais poderão usar o exame para obter o certificado de conclusão do ensino médio ou comprovação de proficiência parcial. Para isso, é necessário indicar a intenção no momento da inscrição. Para garantir a certificação, o candidato deverá atingir pelo menos 450 pontos em cada área do conhecimento e no mínimo 500 pontos na redação.
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no país, sendo utilizado como critério de seleção em programas como o Sisu, Prouni e Fies, além de ser aceito por instituições internacionais.
O prazo de inscrições foi estendido até esta sexta-feira, 13 de junho. Todos os interessados, inclusive os isentos, devem se inscrever por meio da Página do Participante. A aprovação da isenção ou da justificativa de ausência no Enem 2024 não garante inscrição automática para esta edição, sendo necessário o preenchimento do formulário novamente.
Além disso, o Inep também prorrogou até o dia 13 de junho o prazo para solicitação de atendimento especializado e para uso de nome social, garantindo mais acessibilidade e inclusão ao processo. As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, conforme o calendário oficial mantido pelo Inep.