Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
OCUPAÇÃO: Trabalhadores em educação ocupam Secretaria de Educação do RN em protesto por envio de PCCR à Assembleia Legislativa

Sumário

Em nova ação de mobilização, funcionários da educação do Rio Grande do Norte ocuparam na manhã desta segunda-feira (26) o gabinete da secretária estadual de Educação, em Natal. O protesto cobra do Governo do Estado o cumprimento do acordo firmado no fim da última greve da categoria: o envio do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos funcionários da Educação para votação na Assembleia Legislativa (ALRN).

A manifestação é liderada pela direção estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (SINTE/RN), com participação ativa da comissão de negociação dos funcionários da Educação. Os professores Rômulo Arnaud, coordenador geral do sindicato, e Ekeoma Santos, da direção estadual, publicaram um vídeo em suas redes sociais relatando a mobilização.

FOTO: Ekeoma Santos

“Estamos aqui, mais uma vez, na Secretaria de Educação, tentando ser recebidos pela secretária ou por algum representante do governo. Estivemos na Governadoria, mas lá também não havia ninguém disposto a dialogar. Por isso, ocupamos o gabinete, exigindo uma resposta concreta sobre o PCCR”, afirmou Rômulo.

A principal crítica dos funcionários é a ausência de avanço no cumprimento do acordo firmado entre o governo e a categoria ao fim da greve de 2024. Segundo o compromisso firmado, o Executivo estadual deveria apresentar, em até 15 dias após o encerramento da paralisação, uma proposta de PCCR a ser encaminhada à ALRN — o que ainda não ocorreu, protesta o SINTE/RN.

“É importante frisar que esse ponto foi determinante para que a greve fosse suspensa. A categoria confiou no governo e agora se vê, mais uma vez, diante do descumprimento de um acordo formalizado. Não sairemos daqui sem uma sinalização concreta de avanço”, declarou Ekeoma Santos.

Nas falas dos dirigentes, o sentimento é de frustração e de cansaço diante do que consideram como reiteradas promessas não cumpridas pelo Executivo estadual. O sindicato afirma que permanecerá na ocupação até que haja uma resposta efetiva do governo.

“O governo não avança com os pontos da pauta dos funcionários da educação. Isso revela não apenas a negligência com a categoria, mas também a falta de compromisso com a valorização dos trabalhadores que fazem a escola funcionar diariamente”, completou Arnaud.

A Regional de Mossoró também se soma à mobilização com força e protagonismo. Um grupo de funcionários/as saiu em caravana da cidade às 4h da manhã de hoje, liderado pela diretora da Regional e funcionária de escola Nilma Cleide. Também participam da mobilização e da ocupação em Natal as dirigentes Eliane Bandeira e Eliene Bandeira, que além de diretora da estadual é coordenadora geral da Mossoró.