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Pesquisa revela: 74% dos alunos mais pobres não têm aprendizado adequado em leitura

Sumário

Uma nova análise dos microdados do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS) expõe uma das faces mais cruéis da desigualdade educacional no Brasil: a relação entre o nível socioeconômico dos estudantes e o desempenho em leitura no 4º ano do ensino fundamental.

Segundo o levantamento feito pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), apenas 26,1% dos estudantes com menor nível socioeconômico (NSE) alcançam um aprendizado considerado adequado em leitura. Em contraste, 83,9% dos alunos mais ricos conseguem esse mesmo nível de desempenho. A diferença de 58 pontos percentuais entre os dois grupos é a maior entre todos os países com dados disponíveis no estudo — superando os Emirados Árabes Unidos , Hungria e Bélgica.

Essa disparidade escancara o quanto a renda familiar continua sendo determinante no processo de aprendizagem no Brasil, onde apenas 5% dos estudantes avaliados têm NSE alto, o que significa pertencer a famílias com renda mensal igual ou superior a R$ 15 mil. Já a maioria dos alunos brasileiros, cerca de 64%, vem de famílias que vivem com menos de R$ 4 mil por mês. Entre eles estão os piores resultados em leitura, sendo que quase metade desses estudantes tem um nível de aprendizado “abaixo do básico”.

Outros 31% dos estudantes brasileiros se encontram em uma faixa intermediária. Ainda assim, o desempenho desse grupo está mais próximo dos alunos mais pobres do que dos mais ricos.

Agora, imagine estudantes que a situação socioeconômica é ainda inferior do que a menor renda apresentada na pesquisa. Por isso é tão urgente implementar políticas públicas que enfrentem as desigualdades estruturais que atravessam a educação brasileira. Isso inclui desde o fortalecimento de políticas de redistribuição de recursos até a valorização da formação docente e a ampliação do acesso à educação infantil de qualidade.