Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Prazo final para inscrição no Enem 2025 se encerra nesta sexta-feira (6)

Sumário

Termina às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (6) o prazo para as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização e aplicação da prova.

Mesmo quem obteve isenção da taxa de inscrição ou teve a justificativa de ausência aprovada em 2024 precisa efetuar a inscrição para garantir a participação no exame deste ano. A inscrição não é automática nesses casos.

Estudantes do 3º ano do ensino médio matriculados em escolas públicas têm a inscrição pré-preenchida, mas devem acessar a plataforma, atualizar os dados e confirmar a participação. Esses alunos são isentos da taxa, como forma de estimular a presença desse público no Enem e facilitar o processo de inscrição.

Uma das principais novidades do Enem 2025 é a volta da possibilidade de usar a prova como forma de obtenção do certificado de conclusão do ensino médio ou da declaração parcial de proficiência. Para isso, o candidato deve ter 18 anos ou mais e não ter concluído essa etapa da educação formal. Os critérios exigem pontuação mínima de 450 pontos em cada área do conhecimento e 500 pontos na redação.

O exame segue aberto também para os chamados “treineiros”, estudantes que ainda não concluíram o ensino médio e desejam apenas testar seus conhecimentos. O Inep considera como treineiro quem ainda cursa a educação básica e só concluirá essa etapa após o ano letivo de 2025.

As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, em todos os estados do país e no Distrito Federal. O exame mantém o formato tradicional: quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões, além de uma redação.

O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior pública e privada no Brasil, por meio de programas como o Sisu, o Prouni e o Fies. Também é utilizado por instituições de ensino internacionais como critério de seleção.