Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha com 4.969 pais e responsáveis por estudantes de escolas públicas municipais revela a crescente preocupação com a qualidade do ensino e a permanência dos alunos nas escolas. O estudo revela que um a cada três responsáveis acredita que seus filhos não estão aprendendo o esperado para a sua idade.
O levantamento que abrange crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, destaca que91% dos entrevistados consideram urgente o fortalecimento do ensino de matemática nas escolas. Além disso, mais de 80% dos pais apoiam a ampliação de atividades artísticas, culturais e esportivas, e a inclusão de temas sobre diversidade étnico-racial nos currículos escolares.
A pesquisa mostra uma forte preocupação com o abandono escolar, com 51% dos responsáveis afirmando que muitos estudantes estão deixando a escola. Esse número é maior entre famílias de baixa renda, alcançando 53%, e menor entre as de alta renda, com 37%. Entre os pais de estudantes do ensino fundamental final (6º ao 9º ano), o abandono escolar é uma preocupação ainda mais significativa, com 57% dos entrevistados destacando esse problema.
Em relação à qualidade da aprendizagem, 36% dos pais de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) acreditam que seus filhos não estão adquirindo o conhecimento esperado. Nos anos finais, esse índice sobe para 41%.
O estudo também revela que 20% dos responsáveis apontam a infraestrutura escolar como uma prioridade, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, onde os índices de insatisfação com as condições das escolas são mais altos. Já 17% dos entrevistados destacam a valorização dos professores como essencial para melhorar a aprendizagem dos alunos. 70% dos pais afirmam que seus filhos se sentem acolhidos pelos docentes, e 86% consideram que a formação e qualificação dos professores são fundamentais para o desenvolvimento educacional.