Autenticidade, experiências pessoais e coletivas de pessoas LGBTI+, incluindo aspectos de resistência, afirmação de identidade, lutas por direitos, afetividades e trajetórias de superação. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), por meio do Ambulatório LGBT da Faculdade de Enfermagem (Faen), está com chamada aberta para a seleção de obras artísticas de pessoas LGBTI+ que abordem os aspectos citados.
As produções escolhidas irão compor o livro “Insubmissas formas de ser: Arte e resistência LGBTI+”, uma publicação digital com foco na valorização da arte como expressão de vivências, desafios e conquistas da população LGBTI+.
A iniciativa faz parte do projeto de extensão Centro de Cuidado e Formação Interprofissional em Saúde da População LGBTI+, e busca dar visibilidade à diversidade de linguagens e formas de expressão artística da comunidade. Serão aceitas obras autorais nos formatos de poesia, prosa, pintura, desenho, colagem, escultura, performance (transcrita ou registrada), fotografia, música (letra), entre outras manifestações artísticas.
As submissões podem ser feitas até o dia 22 de junho de 2025, e o resultado da seleção será divulgado até 20 de julho de 2025. A previsão de lançamento da obra é para o primeiro semestre de 2026, em formato digital e com distribuição gratuita, voltada a fins educativos e culturais.