O Projeto Choro Didático tem transformado o ambiente escolar em Mossoró. O grupo, formado por músicos talentosos, tem levado às escolas públicas repertório variado e um olhar atento à valorização da música brasileira. Com os músicos Bruno Farias (trombone), Hallyson Dantas (flauta), Haissa Hussemânia (violão 6), Philipe Antunes (violão 7), José Amaral (pandeiro), Yuri Dias (bandolim) e Will Silva (cavaquinho), o projeto oferece aos alunos uma rica imersão no universo do choro, do samba e de outros ritmos tradicionais, promovendo, além de educação musical, o fortalecimento da cultura local.
“O projeto é uma ação realizada pelo grupo Choro Didático da Escola de Música da Uern, e seu principal objetivo é divulgar o gênero chorinho no ambiente escolar, além de promover, junto aos alunos, um recital didático. Nesse momento, apresentamos as músicas, falamos sobre os compositores, a história de cada composição e o próprio choro”, afirma o músico e professor Hallyson Dantas.
A primeira apresentação do Choro Didático aconteceu na quarta-feira (4), na Escola Estadual Aida Ramalho. O evento atraiu alunos e professores, que puderam vivenciar a música ao vivo, conectando-se com os ritmos tradicionais e reconhecendo a importância da arte. Segundo Hallyson, o retorno por parte dos alunos e da comunidade escolar tem sido positivo. “O desafio do projeto é alcançar um número cada vez maior de escolas, não apenas na cidade, mas também na zona rural, e divulgar um gênero que é totalmente brasileiro”, esclarece.
O Projeto Choro Didático tem como missão fomentar a prática musical nas escolas, criar novas possibilidades de aprendizado e, ao mesmo tempo, formar plateias sensíveis às diversas formas de expressão musical. “É também uma formação instrumental não tradicional, pois a maioria dos estudantes não conhece todos os instrumentos, e isso gera uma interação, com dúvidas que são sanadas durante as apresentações.”
Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura Maurício de Oliveira, o projeto é uma ação que contribui para a formação cultural das novas gerações em Mossoró. As apresentações seguem uma programação extensa, que pode ser conferida nas redes sociais do grupo. As datas de apresentações futuras já estão disponíveis no Instagram @choro.didatico, convidando todos a conhecer e prestigiar este projeto que leva a riqueza da música potiguar para dentro das escolas.