A Regional do Sinte Mossoró promoverá, no dia 23 de julho, das 14h às 18h, em sua sede, no Conjunto Abolição II, a Conferência Livre Temática “Mulheres por Igualdade e Democracia”. A atividade integra o processo preparatório para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), convocada pelo Ministério das Mulheres em parceria com o Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres.
Com o tema nacional “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”, a etapa livre organizada pelo Sinte pretende reunir educadoras da rede pública para debater os desafios enfrentados pelas mulheres, especialmente no campo da educação, e elaborar propostas que serão encaminhadas à Etapa Nacional da Conferência, marcada para ocorrer entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro de 2025, em Brasília.
Um dos momentos da programação será a palestra da professora aposentada da UERN, Telma Gurgel. Reconhecida por sua trajetória acadêmica e militância feminista, Telma abordará o tema “Cuidado e autocuidado na vida das mulheres aposentadas da educação, papel do Estado na promoção do bem viver”, refletindo sobre as condições de vida das mulheres que se dedicaram à docência e o papel do poder público na garantia de direitos e qualidade de vida na aposentadoria.
A Conferência Livre Temática é aberta à participação de todas as mulheres educadoras da região e faz parte de um amplo esforço de escuta ativa e construção coletiva, garantindo a pluralidade e a representatividade das vozes femininas na formulação de políticas públicas.
A atividade reafirma o compromisso do Sinte Mossoró com a democracia, a equidade de gênero e a valorização das profissionais da educação.
Mais informações sobre a participação podem ser obtidas na sede do sindicato. A presença das educadoras é fundamental para fortalecer a luta por mais direitos e conquistas para todas.
VEJA A PROGRAMAÇÃO
14h00 Acolhida das participantes
14h30 Abertura e apresentação da 5ª CNPM
15h00 Mesa de debate: Cuidado e autocuidado na vida das mulheres aposentadas da educação, papel do Estado na promoção do bem viver.
15h40 Debate da plenária;
16h40 Tirar propostas prioritárias;
17h00 Apresentação das candidatas e eleição;
17h30 Encerramento/ lanche;