Nesta sexta-feira (21), a direção do Sinte Regional Mossoró promoveu a primeira assembleia de 2025 destinada aos trabalhadores e trabalhadoras aposentados (as) da educação. O encontro foi marcado por uma série de pautas essenciais para a categoria, com destaque para o reajuste do piso salarial, o indicativo de greve e outros temas pertinentes aos direitos dos profissionais da educação.
A reunião teve um caráter informativo, trazendo à tona questões financeiras e jurídicas. Dessa forma, os aposentados puderam se atualizar sobre o andamento dos processos movidos pelo sindicato, além de receber esclarecimentos importantes sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Fundamental e de Valorização do Magistério (FUDEF).
“Estamos fazendo a entrega de alvarás, e ganhamos uma nova ação que estabelece o pagamento de férias de 45 dias. Alguns grupos já foram liberados. Ainda neste semestre, a expectativa é de que aconteça o pagamento de mais uma parcela do Fundef”, adiantou a diretora de assuntos jurídicos do Sinte-RN, Eliene Bandeira.
A professora aposentada Socorro Arnaud, ao compartilhar sua experiência, destacou a importância de estar informada sobre a situação financeira e todos os aspectos que envolvem o sindicato. “É preciso estar informada em relação à situação financeira e a tudo que envolve o nosso salário. Além disso, os aposentados precisam aproveitar as vantagens oferecidas pelo Sinte Regional Mossoró. Eu, por exemplo, faço funcional e domino todas as atividades, isso faz muito bem na minha idade”, afirmou Socorro, ressaltando a importância de se manter ativa e engajada.
Além das questões mais urgentes de luta política e sindical, a assembleia também reservou momentos de lazer e confraternização para a categoria, com um lanche coletivo. Na ocasião, a diretora da secretaria dos aposentados, Inalda Lira, anunciou uma viagem para o mês de maio, com destino a Porto de Galinhas, PE, e incentivou a participação dos aposentados e aposentadas. “Não deixem passar essa oportunidade. Será um final de semana inteiro para socializar e enriquecer o repertório cultural, conhecendo novos lugares”, afirmou, destacando a importância de momentos de lazer e cultura como parte da qualidade de vida dos aposentados.

“Os aposentados e aposentadas carregam a história da luta de nossa entidade e da educação no Rio Grande do Norte. É uma alegria poder participar desses encontros, levar informação e ao mesmo tempo gerar lazer para essa classe. Afinal, precisamos cuidar da saúde do trabalhador”, afirmou o coordenador geral do Sinte, professor Rômulo Arnaud.