Nesta sexta-feira (14), a Regional do Sinte Mossoró realizou um ato público na Praça Felipe Guerra, no centro de Mossoró. Além de explicar os motivos da greve à população, professores e professoras comemoraram a decisão do STF, que cassou a liminar imposta pelo Ministério Público do RN contra a Lei do Piso. A categoria ganhou novo ânimo após a decisão favorável do ministro Edson Fachin, conquistada através da luta coletiva.
“Essa é uma conquista de todos e de todas, resultado da nossa luta. Não significa que a greve acabou, pois temos um longo caminho pela frente, mas precisamos comemorar”, disse o coordenador-geral do Sinte-RN, professor Rômulo Arnaud.
O fortalecimento do movimento ficou claro com a declaração da professora Naide Fernandes, que destacou a união entre os educadores. “A luta é pela defesa do piso, e também pela defesa de outras pautas essenciais para os trabalhadores da educação, como o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR)”, afirmou.
Com a vitória parcial, a greve segue firme, e a categoria se prepara para novos passos na luta. A programação continuará durante a próxima semana, com visitas às escolas para conscientizar a comunidade escolar sobre as bandeiras da luta, além de um ato de protesto que acontecerá em Jucurutú, RN, no dia 19 de março, durante a visita do presidente Lula ao estado.
“Levaremos as nossas reivindicações ao presidente, na próxima quarta-feira (19), com uma caravana saindo de Mossoró”, adiantou o coordenador-geral do Sinte, professor Jean Carlos.
Até que o último objetivo seja alcançado, os educadores permanecem firmes, com o compromisso de garantir um futuro melhor para a educação pública e para os trabalhadores da educação.