Em reunião marcada para o próximo dia 2, o SINTE RN busca fechar o edital que permitirá o enquadramento funcional dos funcionários e das funcionárias da educação do Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada pela coordenadora do sindicato, professora Fátima Cardoso, que convocou a categoria a organizar a documentação e se mobilizar para que ninguém fique fora do processo, previsto para se consolidar em março.
O SINTE RN informou que, no encontro agendado para o dia 2, deverá ser definido o edital que será encaminhado pela secretaria estadual de educação para publicação, dando início formal ao enquadramento dos trabalhadores da educação. Segundo a coordenadora regional, professora Fátima Cardoso, trata-se do “primeiro passo para o enquadramento dos funcionários e das funcionárias”.
A dirigente alertou para o prazo exíguo entre a publicação e a necessidade de apresentação de documentos. “Nós sabemos que vai ser um tempo curto para que as pessoas deem conta de apresentar a sua documentação”, disse Fátima, ressaltando que a comissão responsável também trabalhará pela publicação dos atos necessários.
O procedimento será operacionalizado pela plataforma SEI, utilizada para tramitação de processos do funcionalismo público estadual. “Esse enquadramento vai se dar pelo SEI, que é a plataforma que trata da vida, do funcionalismo público da educação”, afirmou a coordenadora, recomendando que quem tiver dificuldade no manuseio do sistema busque apoio para cumprir as exigências: “Quem não souber manusear essa plataforma, já procure pessoas para ajudar a efetivar aquilo que está sendo exigido”.
Fátima Cardoso destacou o esforço do SINTE RN na interlocução com o poder público para acelerar a publicação da portaria e chamou a mobilização da categoria para evitar exclusões. “Queremos, sem dúvida nenhuma, dizer do nosso trabalho ao longo desses dias para que essa portaria venha a ser publicada e, graças à nossa movimentação, é que estamos chegando ao final desta novela. A novela de publicar o edital. Mas precisamos estar inteirados, mobilizando a nossa categoria para que não fique ninguém de fora desse enquadramento”, declarou.
Meta e apoio sindical
O sindicato projeta que o enquadramento seja efetivado no mês de março. A coordenadora geral colocou-se à disposição para orientar os profissionais durante o processo. “Deixo aqui o meu abraço e nos colocamos à inteira disposição de todos vocês em nome do SINTE RN para que ninguém fique de fora do enquadramento”, concluiu Fátima.
O SINTE Mossoró recomenda aos filiados que:
- Organizem, com antecedência, toda a documentação exigida;
- Procurem suporte técnico para uso do SEI, quando necessário;
- Mantenham contato com a regional do sindicato para esclarecimentos e suporte coletivo.
O sindicato promete divulgar detalhes do edital assim que o documento for formalizado e encaminhado para publicação pela secretaria estadual.