O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (SINTE-RN) está intensificando a mobilização em todo o estado para pressionar o governo a garantir o cumprimento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo o coordenador geral do sindicato, professor Rômulo Arnaud, a entidade iniciou um ciclo de assembleias regionais que se estenderá até o dia 18 de fevereiro, visando dialogar com os/as profissionais da educação, estudantes e a sociedade sobre a necessidade da valorização da carreira docente.
Nesta quarta-feira (12), Arnaud participa de uma assembleia na Regional de Caicó, cumprindo uma agenda deliberada pela categoria em reunião realizada na capital, Natal, no dia anterior.
De acordo com Rômulo, a mobilização tem como principal pauta a defesa da manutenção do plano de carreira e a implementação do reajuste de 6,27% do piso nacional do magistério dentro da carreira.
A culminância do processo de mobilização se dará no dia 19 de fevereiro, quando está marcada uma assembleia na Governadoria, localizada no Centro Administrativo do Estado. Durante o encontro, os educadores e educadoras discutirão o indicativo de greve, caso o governo não apresente uma proposta concreta para garantir o reajuste.
“Nós esperamos que o governo apresente uma proposta e cumpra com o pagamento do piso dentro da carreira, como sempre ocorreu no Rio Grande do Norte. A nossa expectativa é que a governadora Fátima Bezerra honre esse compromisso com a educação e com os trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou Arnaud.
O SINTE-RN reforça que a mobilização continuará de forma intensa e convoca toda a categoria para participar das assembleias e do ato na Governadoria. O sindicato defende que a valorização dos/as profissionais da educação é essencial para garantir a qualidade do ensino público no estado.
CARAVANA DE MOSSORÓ NO DIA 19
A regional mossoró prepara uma caravana da categoria na região oeste para participar da assembleia em nata. O intuito é levar um bom número de educadoras e educadores.
A educadora ou educador que quiser participar da caravana já pode se inscrever pelo WhatsApp da Regional Mossoró, com Monalisa, no número 84 99962 3645