A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), lançou edital de processo seletivo para 150 vagas no Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado (AEE) para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A formação é voltada exclusivamente para professores da rede pública de Educação Básica, que atuam no AEE ou na Educação Especial, com foco na perspectiva inclusiva. O objetivo da iniciativa é fortalecer a prática pedagógica dos educadores que lidam diretamente com alunos com TEA, promovendo formação continuada de qualidade.
Os interessados devem realizar a inscrição até o dia 3 de junho, de forma exclusiva pela página do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da UFERSA. O processo seletivo será realizado por meio de análise curricular, e o resultado está previsto para o dia 23 de junho.
O curso integra uma ação fomentada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI), por meio da Diretoria de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (DIPEPI), do Ministério da Educação (MEC). A proposta é contribuir com o aprimoramento profissional dos docentes que trabalham diretamente na garantia do direito à educação inclusiva para estudantes com autismo.
Mais informações sobre o edital, critérios de seleção e o conteúdo programático do curso estão disponíveis no site do NEaD/UFERSA.