Estão abertas as inscrições para o curso de Extensão em Formação para Docência e Gestão nas áreas de Educação das Relações Étnico-Raciais (Erer) e Educação Escolar Quilombola (EEQ). A capacitação, destinada a professores e gestores da educação básica de todo o Brasil, oferece 150 mil vagas, com inscrições já disponíveis em 20 instituições de ensino superior de diversas regiões do país, inclusive, com adesão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O curso é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e integra a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq). A formação será oferecida a distância, com início previsto para março de 2025, e terá uma carga horária de 120 horas. Quatro módulos compõem o programa: Panorama Étnico-Racial e Quilombola Brasileiro, Culturas e Territorialidades, Educação Antirracista na Prática e Gestão Democrática para a Diversidade.
O curso abordará também a criação de projetos pedagógicos e a implementação de práticas para transformar a convivência escolar, reforçando a luta contra o racismo estrutural e os preconceitos enraizados na sociedade.