Com o objetivo de proteger a saúde de crianças e adolescentes e recuperar a cobertura vacinal no estado, o Rio Grande do Norte lançou a campanha estadual “Minha Escola Nota 10 na Vacinação”. A ação segue até 31 de maio e, promete levar vacinas diretamente às escolas públicas. O desafio será atualizar a caderneta de vacinação de estudantes da rede estadual e municipal de ensino.
Realizada em parceria com os 167 municípios potiguares e sob orientação dos ministérios da Saúde e da Educação, a iniciativa faz parte do Programa Saúde na Escola e tem como meta alcançar mais de 530 mil alunos, distribuídos em cerca de 2.400 escolas públicas de todo o estado.
Durante a campanha, equipes de saúde estarão aplicando vacinas de rotina, como: tríplice viral sarampo, caxumba e rubéola), febre amarela, meningite, entre outras previstas no calendário nacional de vacinação.
Além de facilitar o acesso às vacinas, a estratégia busca conscientizar estudantes, famílias e profissionais da educação sobre a importância de manter as vacinas em dia, prevenindo doenças e evitando surtos.
A presença da vacinação dentro das escolas também reforça o papel da comunidade escolar como aliada no combate ao retorno de doenças já erradicadas ou controladas no país.
Pais e responsáveis devem ficar atentos: é fundamental que as crianças estejam com sua caderneta de vacinação em mãos no dia da visita da equipe de saúde à escola.