Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Violência em escola de Mossoró leva à suspensão das aulas

Sumário

As aulas na Escola Municipal Senador Duarte Filho, em Mossoró, estão suspensas desde a última quarta-feira (14), quando ocorreu um ataque contra o professor, e estudantes em sala de aula. O caso resultou na apreensão de dois adolescentes, envolvidos em ato infracional análogo à tentativa de homicídio.

A direção da escola marcou uma reunião com os pais e responsáveis para a próxima terça-feira (20), ocasião em que será apresentado o cronograma de retorno das atividades letivas. Até lá, a escola permanece de portas fechadas, enquanto professores, alunos e famílias tentam assimilar o ocorrido.

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum), Celina Gondim, afirma que o sindicato já vinha alertando para a necessidade urgente de segurança e de políticas sociais voltadas à educação. “Precisamos de psicólogos, assistentes sociais dentro das escolas, porque a sociedade está adoecida, e a pancada maior é na escola. O professor não vai suportar. Além da violência, os profissionais ainda precisam lidar com perseguição política, assédios e uma carga horária que não beneficia o trabalhador”, criticou.

De acordo com o professor e diretor do Sindiserpum, Jerônimo Emiliano, a segurança na rede de ensino precisa ser redesenhada. “Antigamente, existia a presença da Guarda Municipal; hoje, a Guarda apenas passa pelas escolas. A gestão precisa atender às nossas demandas, que estão reprimidas. Isso dificulta não só o planejamento dos professores, mas também a interação com o aluno em sala de aula”, afirma.

No dia anterior ao ataque, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) havia emitido uma recomendação às Secretarias Municipais de Educação de Mossoró, Serra do Mel, Governador Dix-Sept Rosado e Tibau, além da 12ª Diretoria Regional de Educação (Direc). A orientação era clara: adotar medidas urgentes e efetivas para o monitoramento e o combate à violência e ao bullying nas escolas da rede pública.

A Regional do Sinte Mossoró lamenta o ocorrido e segue acompanhando o caso de perto, cobrando providências e medidas de proteção para os profissionais da educação e os estudantes.

Estamos Online!